quinta-feira, 29 de março de 2007

Curiosidades sobre Franz Kafka

De todos os livros que li o meu favorito é, sem dúvida, A Metamorfose ( a história de Gregor Samsa). Só o início do livro vale ouro:"Quando certa manhã Gregor Samsa acordou de sonhos intranquilos, encontrou-se na sua cama metamorfoseado num inseto monstruoso."
Kafka pode ser explicado através da metáfora das ilha concêntricas, ele (Kafka) é uma ilha dentro da sua família, que por sua vez é uma ilha da comunidade judaica a que pertence e que, finalmente, por seu turno é uma ilha dentro da cidade onde viviam.

CURIOSIDADES:

Kafka em checo sigifica literalmente "Corvo". Alem disso pensa-se que a correspondência de Kafka tenha sido fruto da sua imaginação, uma vez que não tem características "sociais" suficientes. Deixou inacabada grande parte da sua obra, "fez corte e costura" no Processo ( a sua oppus magnum). Pediu ao seu melhor amigo Max Brod (se bem que muitos historiadores não concordem com isto) para queimar as suas obras não editadas. Por fim foram editadas postumamente e (ironia do destino) foram as suas obras mais elogiadas.

Sem comentários: