terça-feira, 8 de maio de 2007

Últimas do universo

O universo mostra-se muito curioso e cheio de problemas para o ser Humano resolver, ou pelo menos tentar... mas os mais fascinantes serão as questões da vida noutros locais para além da Terra e o destino do universo (que se resolverá quando se determinar o que é a matéria negra). Eu acredito que existe vida noutros locais do universo, pelo simples facto de ser muito exclusivista se considerasse o Homem a única forma de vida na Terra. Quero com isto dizer que o universo constituido por biliões e biliões de galáxias pode por razões imprevisíveis albergar vida em vários pontos distintos, o que não implica que seja vida inteligente (mas se há vida não deve ser muito diferente da vida na Terra se as condições forem semelhantes).
Uma das questões que mais intrigou os cientistas foi a questão do nascimento do universo. Curiosamente é o Big Bang o paradigma em vigor na comunidade científica. O nascimento de tudo: do espaço; do tempo; e da matéria (não como a definimos hoje, mas algo próximo).Por isso é bastante estúpido perguntar o que existia antes do Big Bang, visto que é o momento em que, teoricamente, tudo começa.
Outra teoria muito interessante é a teoria dos vários universos (ou como eu a nomeio: teoria dos universos encaixados) é uma teoria que pode não fazer sentido mas que é profundamente científica. Mas será que para cada universo houve um Big Bang? Se sim como se explica pelas leis da física? Mas antes destas questões respondam-me por favor quanta massa tem a matéria negra?, com esta resposta podia definir o destino do nosso (pequeno?) universo.

Sem comentários: